4 dicas para cuidar das suas plantas antes de ir de férias

Cuidado plantas Verão

Está a cuidar do seu jardim e das suas plantas, contente com a chegada do Verão. Os dias quentes e longos permitem-lhe despender mais tempo no exterior a praticar jardinagem. Está em êxtase com as tão desejadas férias que planeou, quando, subitamente, toda a alegria desvanece e emerge uma preocupação abrupta: E AS MINHAS PLANTAS?! QUEM É QUE VAI CUIDAR DAS MINHAS PLANTAS?!

Não se aflija! Estamos aqui para solucionar os seus problemas – não, ainda não temos um hotel de plantas (quem sabe um dia?). Com a devida preparação, é possível sair de casa por uns dias sem que as suas plantas sejam afetadas. Ora veja:

1. Retire as folhas velhas, secas ou mortas

Cortar folhas secas

Antes de sair de casa, procure fazer um check-up nas suas plantas. Corte as folhas secas e com um aspecto pouco saudável. Deste modo, evita o aparecimento de bactérias e insetos que possam comprometer a saúde das suas plantas. 

Não interprete esta dica como um incentivo para podar as plantas. Não deve fazê-lo antes de ir de férias, uma vez que pode causar alterações na planta, que não vai conseguir resolver durante o período em que estiver fora. 

2. Fertilize as plantas

Fertilizar as plantas

Utilize adubos para fertilizar e nutrir as suas plantas, se ainda não o fez. Não se esqueça de seguir as indicações do produto a aplicar – nem demais, nem de menos e com atenção à época do ano e ao tipo de planta

3. Proteja as plantas do excesso de calor

Proteger as plantas da luz direta

A luz solar direta é muito intensa no Verão e a exposição prolongada pode queimar as folhas das suas plantas e no pior dos cenários, matá-las. 

4. Regue as plantas, mas não as afogue!

Regar as plantas

Regar excessivamente as plantas não vai prevenir a sua extinção; antes pelo contrário, só irá acelerar o processo. Ao regar em quantidades excessivas irá causar o apodrecimento das raízes e consequentemente comprometer o bem-estar do seu plantio. Dito isto, exagerar nas quantidades de água não é a prática a adotar. 

Veja-se as seguintes dicas sobre rega: 

  • Musgo

As propriedades do musgo asseguram a acumulação de água, tal como uma esponja. A sua utilização permite que as plantas usufruam dessa mesma água. Muna-se de musgo suficiente. Deve começar por regar a sua planta normalmente, de seguida humedecer bastante o musgo e depois, utilizá-lo para cobrir a terra da respetiva planta. 

  • Água em gel 

A água em gel pode ser adquirida em floristas ou hortos. A sua fórmula em gel, quando entra em contacto com a terra, dilui lentamente, até voltar ao seu estado líquido original. Assim manterá a sua planta hidratada por longos períodos. 

  • Sistema conta-gotas

Este sistema de rega é bastante utilizado e permite ir regando as plantas gota a gota, evitando a acumulação de água. Pode adquirir vasos com este tipo de sistemas já integrado ou pode improvisar e fazê-lo em casa com a ajuda de uma garrafa de água, um saco de plástico ou uma toalha. 

Sistema gota-a-gota com uma garrafa de água

Com estas dicas, já não precisa de pedir aos seus amigos ou aos seus vizinhos para cuidar das suas plantas (a menos que eles façam muita questão). Acabaram-se as preocupações!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados