Abril é o primeiro mês que sucede ao início da primavera e, apesar de ser conhecido por “Abril, águas mil”, é o mês indicado para regressar à jardinagem. A probabilidade de chuva em abundância não é mau presságio. Na verdade, ajuda a tornar os solos mais férteis, depois de três longos meses de inverno. Com a alteração para o horário de verão e com a subida gradual da temperatura, os dias vão-se tornando cada vez mais agradáveis, propícios à plantação. Esta é a altura indicada para começar a dedicar-se ao seu jardim, cumprindo, assim, a promessa que fez na passagem de ano, de que este ano iria superar o jardim da vizinha.
Por causa do inverno, a lista de tarefas a fazer é interminável. Há ervas por arrancar, árvores por podar, relva por cortar, flores por plantar… O jardim está um caos completo e não sabe por onde começar…. Não se aflija, estamos aqui para si!
Cada tarefa a seu tempo, comecemos pelo mais simples, os pequenos canteiros.
A preparação de um canteiro para cultivo, seja para o cultivo de flores ou de ervas aromáticas, não dispensa os seguintes passos:
Preparação do solo
É imprescindível que o solo esteja preparado para o plantio de novas plantas. A sua correta limpeza, drenagem e adubação são o que tornam o terreno apto para o desenvolvimento das suas plantas.
Removendo as ervas daninhas, as folhas secas e as pedras, abrindo valas que permitam o escoamento da água e utilizando os fertilizantes e adubos corretos, está pronto para o passo seguinte.
Delimitação do espaço
Com recurso a seixos ou madeira, crie uma delimitação em torno do seu canteiro. Não só ficará esteticamente mais apelativo, como servirá de proteção para as suas plantações!
Realizados estes passos, resta escolher o que vai querer plantar.
Deixamos algumas sugestões para que se possa inspirar na momento da escolha do que vai querer plantar no seu canteiro.